16 de novembro de 2008

Barra de Cereais

barra


Ingredientes:


- 1 xícara (chá) de cereal de flocos de milho sem açúcar
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo integral ou de aveia
- 1 colher (sopa) de adoçante próprio para ir ao fogo (opcional)
- 2 colheres (sopa) de margarina light
- 2 colheres (sopa) de água
- 2 colheres (sopa) de suco de laranja ou maracujá
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 30 g de nozes trituradas (ou, avelã, amêndoas, ou castanha de caju)
- 60 g de frutas secas picadas (a gosto)

Preparo:

Junte o cereal, a farinha, metade do adoçante, a margarina, as nozes e as frutas secas. Misture, colocando 2 colheres (sopa) da água, aos poucos, até ficar homogênea. Reserve. Numa panela esquente as 2 colheres (sopa) de água restantes (ou de suco), o restante do adoçante e a canela até ferver. Deixe esfriar. Despeje a massa numa assadeira e aperte bem. Regue com a calda. Cubra com papel alumínio e asse por 15 minutos. Tire o papel e deixe por mais 10 minutos. Depois de fria, corte em barrinhas e embrulhe em papel celofane. Guarde na geladeira. As barrinhas suportam bem 24h fora da geladeira.

Atenção

  • O cereal de milho pode ser aquele tipo Corn flakes, triturado ou em forma de flocos.
  • Não moa as nozes (ou afins). É melhor que fique em pedaços pequenos, mas não em pó. Uma opção é bater rapidamente no liquidificador ou processador.
  • Pode-se usar frutas frescas como recheio das barrinhas, mas saiba que elas se deterioram rapidamente e só devem ser feitas se for para serem consumidas em pouco tempo.
  • Também pode-se banhar com uma camada fina de chocolate derretido após prontas e frias. Lembre-se, porém, que mesmo se o chocolate for diet, aumenta as calorias. É uma opção para os chocólatras disfarçarem a vontade de comer chocolate.
  • Lembre-se que ao acrescentar frutas frescas não vai alterar muito o total de calorias, pois vai aumentar também a quantidade de barrinhas obtidas, mas ao banhar com uma camada fina de chocolate aumenta em média 20 calorias.

0 comentários:

Postar um comentário