2 de maio de 2008

Moqueca de Marisco

Ingredientes:

750 gr de siri desfiado;
1/2 kg de marisco;
1/2 kg de polvo;
1/2 kg de lula;
1/2 kg de camarão;
3 molhos de coentro;
1 kg de tomates maduros;
3 cebolas de cabeça;
6 dentes de alho;

Preparo:

Limpar bem o sururú, o camarão, a lula, o polvo, em seguida deixá-los de molho em suco de 1 limão e sal por 2 horas. Enxaguar rapidamente e picar os pedaços em média de 1 centímetro a lula e o polvo, fatiar bem fino e picar os dentes de alho; picar o coentro com os talos e picar em cubos bem pequenos as cebolas de tamanho médio.

Adicionar azeite e esquentar a panela de barro em fogo baixo, adicionar uma pitada de urucum (corante) acompanhada da cebola picada e antes de dourar adicionar o tomate e o coentro picado. Misturar e distribuir os mariscos na panela, mantendo o fogo baixo, e constantemente dar uma sacolejada na panela para que não queime ou agarre ao fundo. Adicionar sal a gosto e após 25 minutos de fervura servir acompanhado de arroz simples e vinho branco seco.

Uma pitada de pimenta é essencial, porém só o faça após servir as crianças e os que não gostem.

OBS: saiba da origem do material a ser utilizado, e não utilize siri desfiado qual desconfie que esteja misturado com bucho bovino, pois isto irá fazer com que o sabor seje repulsivo.

Não é necessário adicionar água, pois o tomate e a cebola fornecerão o suficiente para fervura e cozimento. Caso não possua panela de barro, faça em panala comum com expessura grossa, pois a panela fina irá queimar e alterar o sabor.

Reserve algumas folhas do coentro para decorar a panela, quando terminar a fervura.

0 comentários:

Postar um comentário