20 de abril de 2008

Filé ao Funghi e Queijo Ementhal

Ingredientes:

8 escalopes de filé mignon
150 gramas de funghi misto
150 gramas de queijo ementhal ralado
10 fatias finas de queijo ementhal
1 cebola ralada
3 dentes de alho amassado
1 colher de chá de ervas finas aromáticas
2 copos de vinho branco seco (400 ml)
1 copo de molho branco (200 ml)
1 copo de caldo de carne (200 ml)
5 colheres de sopa de manteiga
4 folhas de sálvia
farinha de trigo para empanar
sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Em uma tábua de carnes, bata os filés com um martelo até ficarem bem finos. Tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira, refogue a cebola, o alho, as ervas finas aromáticas, o sal e a pimenta. Adicione o funghi, mexa por 2 minutos e junte 1 copo de vinho branco seco. Deixe reduzir um pouco e acrescente o molho branco. Misture bem, adicione o queijo ementhal ralado e mexa em fogo baixo. Sobre cada filé coloque 1 fatia de queijo ementhal, o recheio frio, cubra com outra fatia de queijo e feche com outra fatia de filé. Bata com o martelo em volta do recheio e apare as pontas com uma faca, para que fiquem no formato de retângulo. Enfarinhe de ambos os lados e retire o excesso de farinha. Em uma frigideira com manteiga, óleo e as folhas de sálvia leve os filés montados para fritar, deixando formar uma crosta. Só então vire para dourar o outro lado. Tire a gordura da frigideira e adicione o outro copo de vinho branco. Deixe reduzir por 2 minutos e retire os filés. Acrescente 1 colher de sopa de manteiga na frigideira, deixe engrossar e coloque um pouco de caldo de carne. Coe o molho e sirva sobre os filés.

Dica:

Quando estiver fritando os filés, não mexa para que não abram. Na falta de funghi misto, substitua por champignons e shitake.

Sirva acompanhado de purê de mandioquinha: Bata 1 quilo de mandioquinhas cozidas com 5 colheres de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de parmesão ralado e leite até dar o ponto.

0 comentários:

Postar um comentário