26 de abril de 2008

Caldeirada de Ostras

Ingredientes:

3 fatias de pão branco em cubos de 2,5cm
1 colher de manteiga
1/4 de xícara de cebolinha ( a parte branca picada)
1 xícara de vinho branco seco
40 ostras sem as conchas, e 1 xícara de seu liquido
1 xícara de leite evaporado
Sal a gosto
1/2 colher de pimenta do reino preta moída na hora
1/5 de colher (chá) de pimenta-caiena
2 colheres (chá) de amido de milho
1/4 de colher(chá)de de páprica
2 colheres(chá)de salsa picada

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 220C°( muito alto). Espalhe o pão em uma forma e asse por 5 min, ou até que fique levemente dourado e crocante. Reserve .
Enquanto isso, em uma panela grande , derreta a manteiga em fogo baixo. Refogue a cebolinha por cerca de 7 min até ficar macia. Junte o vinho e cozinhe até reduzir o líquido à metade.
Em um copo de medir, junte a xícara do líquido reservado de ostra e 1 xícara de água. Despeje na panela e acrescente então o leite, o sal e as pimentas. Espere ferver.
Dissolva o amido de milho em 1 colher de sopa de água. Junte-o à panela e deixe cozinhar por cerca de 1 min, mexendo sempre até engrossar. Reduza o fogo, prove o sal e acrescente as ostras, cozinhe por mais 3 min, até as bordas encresparem. Retire do fogo e acrescente a páprica. Distribua a caldeirada em 4 pratos fundos, espalhe os croutons, salpique com a salsa e sirva.

Dica: Ostras frescas são muito delicadas, portanto é melhor servir esta caldeirada, imediatamente após seu preparo. Compre as ostras no dia em que for prepará-las e peça para o peixeiro retirá-las da casca, reservando o líquido.

0 comentários:

Postar um comentário