9 de dezembro de 2007

Carneiro com batatas e alecrim

Ingredientes:

Para o Carneiro:

1 xícara (chá) de azeite de oliva
1 garrafa de vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino à gosto
Papel alumínio
2 kg de pernil de carneiro
5 dentes de alho picados
1 maço de hortelã picada
1 cebola fatiada.

Para as Batatas:

½ xícara (chá) de alecrim fresco
Sal e pimenta-do-reino à gosto
100 gramas de manteiga
1 kg de batata.

Preparo:

Carneiro:

Coloque o carneiro em uma assadeira com todos os outros ingredientes por cima. Esfregue bem todo esse tempero no carneiro, cubra com papel alumínio e deixe na geladeira de um dia para o outro. Ligue o forno em temperatura média (180ºC). Retire o carneiro da geladeira e leve ao forno por 1 hora e 15 minutos. Retire o carneiro do forno, aumente a temperatura para 200°C, retire o papel alumínio e volte a assadeira ao forno por mais 45 minutos.

Passado este tempo, o carneiro deve estar assado por dentro e dourado por fora. Retire do forno, fatie e sirva com as batatas. Não jogue fora o líquido que ficou na assadeira, ele pode ser transformado em um ótimo molho. Coloque tudo que ficou na assadeira no liquidificador, junte mais um maço de hortelã, bata muito bem, coe para uma panela, leve ao fogo e deixe ferver. Junte 1 xícara (chá) de creme de leite fresco e cozinhe por 5 minutos.

Se necessário, tempere com sal e pimenta-do-reino.

Batatas:

Descasque as batatas e corte em palitos grossos (1,5 cm de espessura). Coloque as batatas cortadas em uma panela com água e um pouco de sal, leve ao fogo, quando ferver conte 3 minutos e desligue. Escorra e coloque em numa assadeira. Ligue o forno em temperatura média (180ºC).

Leve uma panela ao fogo baixo, coloque o alecrim e a manteiga para derreter, deixe ferver por 3 minutos para a manteiga mudar um pouco de coloração e desligue. Jogue a manteiga derretida por cima das batatas e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos. De 10 em 10 minutos, abra o forno, retire a assadeira e mexa cuidadosamente as batatas. Retire do forno e sirva bem quente com o Carneiro.

0 comentários:

Postar um comentário