2 de novembro de 2007

Torta Crocante de Chocolate

Ingredientes:

Massa:

250 g de farinha de trigo (2 1/2 xícaras (chá)
50 g de cacau em pó (5 colheres (sopa)
150 g de açúcar (1 xícara (chá)
150 g de manteiga à temperatura ambiente (ou margarina culinária)
4 gemas
1 pitada de sal
Creme
6 ovos
6 colheres (sopa) de açúcar
400 ml de leite
100 ml de leite de coco (meia garrafinha)
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitada de sal

Decoração:

4 colheres (sopa) de coco ralado
2 romãs (600 g)
5 jujubas verdes
1 pau de canela

Preparo:

Tire a manteiga da geladeira 20 minutos antes de iniciar, e corte em pedacinhos. Peneire a farinha, o cacau e o sal (para evitar que se formem grumos) sobre uma superfície lisa. Faça uma cavidade no meio da farinha e acrescente a manteiga, 150 g de açúcar e as 4 gemas. Amasse com as mãos até que a massa fique lisa e homogênea (amasse rapidamente os ingredientes, para não esquentar demais a massa ou ela ficará dura).
Salpique um pouco de farinha, embale em filme plástico e deixe descansar na geladeira por no mínimo 30 minutos. Aqueça o forno (180°C). Abra a massa com a ajuda de um rolo (gire várias vezes a massa para ela ficar redonda). Use uma fôrma redonda, de 24 cm e bordos baixos, untada e polvilhada. Forre o fundo e os lados da fôrma com a massa, fazendo aderir bem. Fure o fundo com um garfo cubra com um pedaço de papel manteiga e coloque por cima 200 g de feijão (para não deixar que a massa estufe). Asse por 30 minutos. Depois de frio, desinforme cuidadosamente e coloque em um prato decorativo.
Creme: ferva o leite com a essência de baunilha, acrescente o leite de coco e mexa; apague o fogo. Separe as gemas das claras. Reserve as claras e adicione o açúcar às gemas. Bata as gemas por 3 minutos com a batedeira elétrica ou 6 minutos à mão. Acrescente as gemas a farinha (deixe cair através de uma peneira), sem parar de bater (em velocidade baixa). Adicione o leite quente, aos poucos, misturando com uma colher de pau. Leve o recheio de coco no fogo baixo por cerca 10 minutos, mexendo até levantar fervura. Deixe esfriar o creme e mexa de vez em quando. Bata as claras em neve por 5 minutos com a batedeira. Junte ao creme misturando delicadamente para não desmontar as claras.
Decoração: despeje o creme, depois de frio, dentro da torta de chocolate. Polvilhe com o coco ralado.Use as sementes de romã sobre o creme dando a forma de um cacho de uva. Com o pau de canela faça o cabinho, e com as jujubas verdes as folhas.

Dica: A massa de chocolate pode ser preparada com 5/6 horas de antecedência.

Rendimento: 8 pessoas.





0 comentários:

Postar um comentário