19 de outubro de 2007

Temperos mais usados na Culinária Indiana

Canela - uma das especiarias mais antigas do mundo, a canela é largamente utilizada em doces e bebidas e até mesmo em peixes. Originária da sri lanka, antigo ceilão, ela confere um perfume e um sabor bastante pronunciados.

Cardamomo - com seu aroma pronunciado, o cardamomo é um dos ingredientes básicos da masala. Seus grãos podem ser mastigados após as refeições, tanto para facilitar a digestão como para refrescar o hálito.

Coentro em grão - de aroma pronunciado, o coentro em grão realça o sabor de legumes e carnes ensopadas, sendo um dos temperos mais presentes na cozinha indiana.

Cominho - encontrado em pó ou em grão, é outro tempero muito usado para dar sabor a carnes ensopadas e legumes na culinária indiana. Picante e ligeiramente amargo, deve ser usado com parcimônia, para evitar que seu sabor se sobreponha ao sabor dos demais temperos.

Cravo-da-índia - doce e ao mesmo tempo picante o cravo-da-índia é muito usado no preparo de molhos, assados, conservas e doces.

Cúrcuma - também conhecida como açafrão-da- índia ou tumerique, a cúrcuma é uma raiz da mesma família do gengibre.

Gengibre - usado em pratos doces e salgados, o gengibre é uma raiz de sabor picante. Pode ser consumido seco, fresco, cristalizado ou em conserva.

Mostarda - seu sabor picante e seu aroma marcante dão um toque especial no preparo de molhos para saladas, além de carnes, aves e legumes. Pode ser encontrada em sementes ou moída.

Noz-moscada - graças a seu sabor peculiar, a noz-moscada dá personalidade a uma variedade de pratos a base de carne, além de bolos e tortas.

Pimenta-do-reino preta - pode ser usada sobre carnes, peixes e frangos antes de grelhar ou no final do preparo de legumes e verduras. Também pode ser usada em molhos

0 comentários:

Postar um comentário