22 de outubro de 2007

Muqueca Capixaba com Pirão de Mandioca e Camarão

Ingredientes:

1kg de badejo em postas
500g de camarão descascado
3 maços de coentro picados
3 cebolas picadas em cubinhos
6 tomates maduros picados com pele e sem semente
2 dentes de alho
500g de mandioca cozido e batido em liqüidificador
limão
azeite
sal
pimenta malagueta
colorau.

Preparo da Muqueca :

Passar sal nas postas de badejo e reservar. Em uma panela de barro, fritar rapidamente em azeite 1 dente de alho amassado, a seguir acrescentar 4 pimentas malaguetas picadas, 1 colher de sopa de colorau, fritar ligeiramente e desligar o fogo. Acrescentar 3 tomates picados, 1 e 1/2 cebolas picadas, 1 e 1/2 maço de coentros e misturar bem. Deitar entre o molho as postas de badejo, cozinhar em fogo alto e deixar ferver por 15 minutos. Durante a fervura acrescentar o suco de 1/2 limão, azeite e sal a vontade. Servir com arroz branco e pirão de camarão.

Preparo do pirão :

Em uma panela de barro, fritar rapidamente em azeite 1 dente de alho amassado, a seguir acrescentar 3 pimentas malaguetas picadas, 1 colher de sopa de colorau. Acrescentar 3 tomates picados, 1 e 1/2 cebolas picadas, 1 e 1/2 maço de coentro picado, misturar bem e ferver em fogo alto, até que o molho esteja cozido, acrescentar o camarão e cozinhar pôr 5 minutos, colocar sal e azeite a gosto e o suco de 1/2 limão, ainda com o fogo ligado acrescentar o mandioca cozido e batido em liqüidificador, misturar bem e servir com a moqueca de badejo e arroz branco.

OBS.: Esta é uma receita básica, que poderá ser feito com qualquer peixe, marisco ou frutos do mar (camarão, lagosta, polvo, lula, etc...).

0 comentários:

Postar um comentário