12 de outubro de 2007

Caldo de frango

Este é um dos mais versáteis caldos que você pode fazer. Pode ser utilizado puro, apenas com arroz ou massa, nas receitas que pedem caldo de frango e em qualquer receita de sopa. Divida o caldo em potes herméticos e congele!

Você não precisa utilizar as partes "nobres" do frango para fazer este caldo. Retire o peito e as coxas para outros pratos e utilize a carcaça, pescoço, asas, todos ossos e cartilagens, para o caldo. É delicioso e econômico pois, desta forma, você aproveita o frango inteiro!

Ingredientes:

1 alho-poró, bem lavado cortado em pedaços grandes
3 kg de partes de frango (carcaça, asas, pescoço, pernas...)
1 cebola, com casca, cortada em quartos
1 cenoura, cortada em pedaços
1 talo de aipo com as folhas, cortado em pedaços
6 ramos de salsa
1 colher, de sopa, de tomilho
1 folha de louro
5 litros de água

Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela grande. Leve a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por, aproximadamente, 2 horas. Durante o cozimento, retire com uma escumadeira a espuma que se formar sobre o líquido.

Retire o caldo do fogo. Coloque um pano de prato limpo dentro de um escorredor de massa. Coloque o escorredor de massa sobre uma outra panela ou tigela grande. Despeje o caldo no escorredor, que vai coar todos os elementos sólidos. Descarte os legumes e o frango. Se desejar, tempere o líquido com sal. Deixe esfriar à temperatura ambiente e depois leve à geladeira. Irá se formar uma camada de gordura na superfície: retire-a com uma colher e descarte-a.

Você pode guardar este caldo de frango na geladeira por vários dias ou então congelá-lo imediatamente, em pequenos potes, por até 6 meses.

0 comentários:

Postar um comentário